Muitas pessoas pensam que os estágios são desnecessários e acabam por rotular tais oportunidades como o meio em que os empresários se utilizam para obter mão de obra barata. Esta é uma imagem muito distorcida e que deve ser afastada de uma vez por todas. Com certeza existem empresas que veem nos estagiários um meio de obter trabalho com baixo custo, mas tal prática não é correta e tampouco é a regra.
Atualmente, cresce cada vez mais a consciência dos empresários, que de fato tratam o estagiário como aquele que está aprendendo um oficio. E para os estudantes, seja de ensino médio, cursos técnicos ou de nível superior, o estágio é uma ferramenta essencial para engrenar na carreira. É o primeiro passo, e certamente um dos mais importantes, já que aí o jovem irá avaliar suas vocações, o que gosta de fazer, em qual setor de uma empresa, por exemplo, prefere trabalhar. Neste momento, inicia-se a colocação em prática da teoria aprendida.
Além da importância como processo de aprendizagem, é necessário destacar também que os estágios são excelentes oportunidades de conseguir uma colocação profissional no momento da formação, pois muitas empresas contratam aqueles estagiários que se destacaram, para integrar o seu time de funcionários.
Assim, no momento em que iniciar um estágio, pense no mesmo como oportunidade, e não como mero protocolo a ser cumprido para atingir as horas exigidas para formação.
Por Leni do Vale