Antes de ingressar em qualquer faculdade, em qualquer curso, milhares de estudantes escutam alguma frase mais ou menos assim: “tem de estudar para ser alguém na vida”. Embora essas palavras conduzam a certa verdade, a realidade não é bem essa, pois diversos alunos atuam em áreas divergentes à estudada ou estudam integralmente para a obtenção de sucesso na carreira – ficando de fora do mercado.
Lá pelo penúltimo ou último ano, aqueles que não conseguiram estágio preparam-se para uma nova realidade: riscos de não ingressar na profissão almejada. Em vista disso, o Portal Universia, rede de cooperação universitária que engloba mais de 1,1 mil instituições de Ensino Superior, relacionou dicas para ajudar estudantes a atuarem na área de interesse.
O Universia dispôs em sua página da internet explicativos, aos futuros profissionais, sobre como fazer contatos, ir atrás das empresas que lhes despertam valores e, também, dicas de como obterem colocação na área de formação. A reportagem pode ser acessada integralmente aqui.
Por Luiz Felipe T. Erdei